A Câmara Municipal de Castelo Branco assinala o Dia Internacional dos Museus, na próxima terça-feira, dia 18 de maio, com um conjunto de iniciativas desenvolvidas em espaços culturais no concelho.
O programa "O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar", tem início às 10h15, com uma visita guiada ao Museu Francisco Tavares Proença Júnior. Na mesma altura é realizado o Peddy Papper “Em busca dos Portados Quinhentista”, a partir da Casa da Memória da Presença Judaica.
Ao longo do dia serão realizadas visitas guiadas aos espaços culturais do concelho e várias atividades pedagógicas. A participação é gratuita, mas é obrigatória inscrição até sexta-feira, dia 14 de maio.
Para José Augusto Alves, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, “Os espaços museológicos e interpretativos estiveram fechados, devido às limitações no quadro do Estado de Emergência. Comemorar o Dia Internacional dos Museus com um leque alargado de propostas, pretende levar a população até aos diversos espaços, mostrando que é seguro e incentivando o regresso aos mesmos”.
Ainda no âmbito do Dia Internacional dos Museus, serão abertas as exposições “As Águas Correm do Passado Para o Presente”, do fotógrafo Pedro Inácio, no Museu do Canteiro, em Alcains, a partir das 16h30, e pelas 18h00, no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, a exposição “Luz de Outro Tempo- fotografia de António Domingos Ribeiro.